Quarta, 24 de Junho de 2026
(xx) xxxxx-xxxx
Anúncio
Geral CULTURA AMAZÔNICA

Fonoteca Satyro de Mello comemora 39 anos com exposição, audição e sarau

Com um vasto acervo de discos de goma-laca, vinis, CDs e partituras, a Fonoteca difunde e valoriza a cultura musical desde junho de 1987

24/06/2026 19h51
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Foto: Mark Maia
Foto: Mark Maia

A Fundação Cultural do Pará (FCP) inicia nesta quarta-feira (24) as comemorações pelos 39 anos da Fonoteca Satyro de Mello, a primeira fonoteca da Amazônia e a segunda mais antiga do Brasil, que funciona desde 26 de junho de 1987. O espaço, que oferece de forma gratuita a experiência de vivenciar obras em vinil, está localizado na Biblioteca Pública Arthur Vianna, no 3°andar do prédio da Fundação Cultural do Pará (FCP), em Belém.

Uma extensa programação comemorativa foi elaborada para explorar as múltiplas áreas que a fonografia proporciona. Com sarau, mostra e exposição, o público terá acesso a várias formas de aproveitar a dinâmica cultural por meio da música.

Palestra de César Lopes sobre evolução, decadência e ressurgimento do disco de vinil

Com o objetivo de mostrar os processos do disco de vinil, a programação desta quarta-feira contou com palestra ministrada por César Lopes sobre a evolução, decadência e o ressurgimento do vinil, promovendo um olhar cuidadoso para seu significado na sociedade e nos processos industriais de produção musical. A proposta é divulgar e disseminar a cultura de ouvir vinil.

Na quinta-feira (25), a Fonoteca Satyro de Mello contará com audição da obra “Flor do Grão-Pará", do paraense Chico Sena, e na sexta-feira (26) haverá o sarau “Paranatinga”. A programação inclui ainda uma exposição em homenagem ao aniversário do espaço, no hall do 3°andar, a partir da próxima segunda-feira (29).

A bibliotecária Terezinha Lima informa que, “dentro das programações, inclusive no sarau, teremos servidores da casa se apresentando, cantando e declamando, além de um coral. Isso faz parte de fomentar e apoiar a cultura em suas diversas linguagens, música, leitura, pintura e artes”.

Homenagem e raridades- O nome da Fonoteca é uma homenagem ao compositor Raymundo Satyro de Mello (1900-1957), natural do município de Cametá, no Nordeste paraense. O artista deixou uma obra importante para a música nacional, com melodias marcantes imortalizadas nas vozes de vários artistas, como as cantoras Carmen Miranda e Elis Regina.

A Fonoteca conta com discos raros, contribuindo para a difusão de cultura e música em todos os gêneros e formatos, por meio de discos de goma-laca, vinis, CDs e partituras.

“Temos visto um interesse muito grande do público jovem pela música, pelo romantismo e por todos os estilos presentes no nosso acervo. Isso é muito gratificante. Hoje contamos com cerca de 65 mil exemplares em vinil, além de discos em goma-laca, que são precursores do vinil, e aproximadamente 25 mil CDs. É um acervo riquíssimo”, reforça Terezinha Lima.

Serviço: Programação comemorativa pelos 39 anos da Fonoteca Satyro de Mello, na Biblioteca Pública Arthur Vianna, 3° andar da sede da Fundação Cultural do Pará - Avenida Gentil Bittencourt, nº 650, bairro Nazaré.

Programação:

- Exposição Satyro de Mello - 39 anos da primeira fonoteca da Amazônia. A partir de 29 de junho (segunda-feira), das 9h às 18h.

- Audição Chico Sena - 40 anos de Flor do Grão-Pará, com Henrique Sena. Dia 25 de junho (quinta-feira), das 15 às 16h.

- Sarau Paranatinga. Sexta-feira (26), das 15h às 16h.

Texto: Mark Maia – Ascom/FCP

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias