
Tramita na Câmara de São Luís um novo projeto de lei, de autoria do vereador Douglas Pinto (PSD), que institui diretrizes para a criação do Protocolo Municipal de Orientação, Acolhimento e Encaminhamento de Mulheres em Situação de Violência Doméstica e
Familiar nas unidades de saúde de São Luís. O Projeto de LeiNº0122/2026 foi encaminhado às Comissões deConstituição eJustiça, Saúde e Assistência Social durante a sessão ordinária do último dia 8 de junho.
A iniciativa busca fortalecer a rede de proteção às mulheres em situação de violência por meio da atuação das unidades de saúde doMunicípio. O objetivo é garantir que profissionais da área estejam preparados para identificar sinais de violência, realizar acolhimento humanizado e encaminhar as vítimas aos serviços especializados de assistência, proteção e segurança.
De acordo com o texto, o protocolo deverá estabelecer procedimentos padronizados para o atendimento, respeitando a dignidade, a privacidade e a autonomia das mulheres. A proposta também prevê ações de capacitação dos profissionais de saúde, articulação entre os órgãos da rede de atendimento e produção de materiais informativos para orientação das vítimas.
Primeiro acolhimento
Na justificativa do projeto, o vereador Douglas Pinto destaca que muitas mulheres têm nas unidades de saúde o primeiro ponto de contato com o poder público após sofrerem algum tipo de violência. “A rede de saúde ocupa uma posição estratégica no enfrentamento à violência doméstica. Muitas vezes, é durante uma consulta ou atendimento que surgem os primeiros sinais de agressão. Precisamos garantir que essas mulheres encontrem profissionais preparados para acolher, orientar e encaminhar cada caso de forma segura e humanizada”, ressaltou o parlamentar.
Segundo o projeto, a medida pretende ampliar o acesso das vítimas aos seus direitos e fortalecer a integração entre os serviços municipais deSaúde,AssistênciaSocial,Segurança
Pública eProteção àMulher.
Sensação
Vento
Umidade





