
A Câmara Municipal de São Luís realizou nesta quarta-feira(24), aterceiraedição do Arraial da Saúde, iniciativa que alia a tradição do São João maranhense com serviços deSaúde eOdontologia voltados aos servidores. O evento transformou o pátio da Casa em um verdadeiro arraial, com barracas de comidas típicas, brincadeiras e apresentações culturais.
O diretor do Departamento de Saúde da Câmara, Carlos Eduardode Carvalho, relembrou o início do projeto e destacou a evolução da participação dos servidores. “No primeiro ano, quando iniciamos o Arraial da Saúde, o servidor era um pouco acuado, envergonhado. Tivemos que buscá los nos setores para encher o arraial. Já no segundo ano, a presença foi bem mais forte e, neste terceiro, eles mesmos já perguntavam quando seria o evento. Hoje, como se vê, é um grande sucesso”, afirmou.
Ele explicou que, além das atrações culturais, foram oferecidos serviços como o gabinete odontológico doPrograma Sorrir, triagem com aferição de pressão e glicemia, estética e até massoterapia. Para CarlosEduardo, unir cultura e saúde tem impacto direto no bem-estar dos servidores: “O servidor relaxa, participa das brincadeiras, aproveita a comida típica e volta para casa leve, com sensação de bem-estar no seu trabalho”, disse.
Entre os servidores presentes, o assessor de comunicação parlamentar, Daniel Santos, destacou a importância de unir lazer e cuidado com a saúde dentro do ambiente de trabalho. “Muitas vezes não temos tempo para aproveitar as festas, e trazer isso para dentro da Câmara é algo muito bom, porque temos um momento de lazer e também cuidamos da saúde”, disse.
DanielSantos, que também dança quadrilha há quatro anos, disse que estava animado para assistir às apresentações de Bumba Meu Boi, reforçando que iniciativas como essa incentivam os servidores a participarem mais das ações da instituição.
A programação cultural contou com a participação da Dança Portuguesa Nobreza de Lisboa, do Cacuriá da Cecília, do Bumba Meu Boi Encantos do São Cristóvão e do grupo de forró Chá de Catuaba, garantindo diversidade artística e animação ao arraial.
Além da cultura e da saúde, o evento também abriu espaço para a cidadania. A Procuradoria da Mulher da Câmara,vereadora Thay Evangelista (Republicanos)esteve presente distribuindo panfletos informativos sobre a violência contra a mulher, ampliando o alcance da iniciativa e reforçando o papel da Casa como espaço de acolhimento e prevenção.
O contraste entre filas para exames e consultas odontológicas e a animação pelas comidas típicas e apresentações culturais resumiu o espírito do Arraial da Saúde: um encontro de cores, cultura e cuidado, que fortalece o vínculo institucional e valoriza os servidores.
ESPORTE E LAZER Seel reforça acesso ao esporte com Colônia de Férias no Parque da Cidade
EDUCAÇÃO Estudantes da rede estadual produzem forno solar com materiais de baixo custo
Geral STJ decide que Rogério Andrade deve permanecer em presídio federal
CONVIVÊNCIA Ação terapêutica inspirada na quadra junina envolve pacientes em reabilitação no Hospital Metropolitano
Capital Coletivo Nós destaca novas leis de proteção do patrimônio cultural e de valorização de mestres da cultura popular
Capital Câmara de São Luís decreta ponto facultativo na terça-feira, 30 de junho 
Mín. 26° Máx. 29°
Mín. 25° Máx. 28°
ChuvaMín. 25° Máx. 29°
Chuvas esparsas



